Dois incêndios de grandes proporções são registrados na Zona Rural de Ituiutaba (MG)

Na segunda-feira (03/08), o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Ituiutaba, foi acionado para combater dois focos de incêndio na região da Serra da Aroeira, zona rural de Ituiutaba. O primeiro deles, por volta das 14 h, atingiu uma área equivalente a 30 hectares de cana, pastagens e uma grande mata de conservação ambiental.

De acordo com testemunhas, o fogo começou nas lonas de freio de um caminhão que realizava o transporte de cana que estava sendo cortada naquele local. Devido ao superaquecimento dos freios e em contato com a palha seca, deu início ao fogo que se alastrou rapidamente. O veículo foi retirado a tempo pelos funcionários da usina de cana. Os trabalhos de combate às chamas durou cerca de duas horas e contou com apoio de brigadistas de uma usina da região.

O outro foco de incêndio foi por volta das 21 h e também foi perto da Serra da Aroeira. Esse consumiu cerca de 60 hectares de cana, durou aproximadamente duas horas , e não atingiu nenhuma fazenda, nem área de preservação. O Corpo de Bombeiros contou com o apoio de 09 brigadistas e 03 caminhões pipas de duas usinas sucroalcoleiras da região. A suspeita é de que este incêndio foi criminoso, mas até o momento ninguém foi identificado.

Ao todo foi queimada uma área de mais de 90 hectares e foram gastos cerca de 60 mil litros de água, para combate as chamas.

O Corpo de Bombeiros alerta que nesta época do ano, a escassez de chuvas, o tempo seco e vento forte, são fatores que contribuem para que as queimadas saiam do controle muito rapidamente, lembrando que o ato de colocar fogo em qualquer lugar é crime ambiental passível de multa e prisão.

Ao se deparar com alguma pessoa colocando fogo em vegetações ligue no Disque Denúncia “181” e denuncie, para que o responsável seja punido. Em caso de emergência entre em contato com o número 193 e peça ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *