A Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII) intensificou a cobrança à Cemig por prazos e ações concretas para melhorar o fornecimento de energia elétrica em Ituiutaba e outras 10 cidades do Pontal Mineiro. A região, que depende exclusivamente da subestação de Avatinguara, enfrenta problemas desde dois grandes apagões, um de 8 horas em 2018 e outro de 36 horas em 2021, evidenciando sua vulnerabilidade energética.
Durante a reunião, que ocorreu no Auditório Ivan Abrão na sede da ACII em Ituiutaba, a Cemig apresentou como soluções a construção da subestação Ituiutaba 2, com previsão de entrega para dezembro de 2025, e a ligação entre UHE Água Vermelha e Iturama, prevista para dezembro de 2024. A empresa também informou o início da operação de um terceiro transformador na subestação Ituiutaba 1, aumentando a capacidade instalada em 50%.
Durante o encontro, a ACII pediu maior agilidade no atendimento às recentes quedas de energia, que têm prejudicado a rotina e danificado equipamentos, e cobrou um plano de atendimento parcial para o distrito industrial até a finalização da subestação Ituiutaba 2. O presidente da ACII, Maurício Garvil, destacou que a entidade continuará acompanhando o progresso das obras para garantir um fornecimento mais estável.