Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal foi realizada na manhã desta terça-feira, 08 de abril, em Ituiutaba (MG), com o objetivo de localizar cigarros eletrônicos, simulacros e armas de fogo. A ação resultou na fiscalização de três estabelecimentos comerciais do município tijucano.
Em dois pontos, localizado na Rua 22, foram apreendidos produtos como réplicas de copos térmicos, óculos e bonés sem nota fiscal. Os empresários responsáveis foram ouvidos e liberados em seguida.
Já no bairro Platina, a fiscalização resultou na apreensão de cigarros eletrônicos cujo a comercialização, importação e propagandas, são proibidas no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e outros produtos. O proprietário foi conduzido à delegacia da Polícia Federal para prestar esclarecimentos.
De acordo com a legislação vigente, os empresários envolvidos podem responder por crime de descaminho, que consiste na entrada irregular de produtos no país, sem o devido pagamento de impostos.
Em nota, o proprietário do ponto comercial da Rua 22 procurou a redação do Canal Janela Aberta e enviou a seguinte declaração:
“Boa tarde a todos.
Sou o proprietário da loja Saulo Variedades.
Hoje, a Polícia Federal e a Receita estiveram na loja após uma denúncia sobre vapes e cigarros eletrônicos.
Como não havia esses produtos, eles fizeram a apreensão de copos Stanley falsificados e réplicas de outras mercadorias.
O que me deixa triste é ver a quantidade de estelionatários na cidade e tantas pessoas fazendo coisas erradas sem que nada aconteça com elas.”
A Polícia Federal segue investigando o caso e deve apurar a origem dos produtos apreendidos, bem como a eventual responsabilidade dos comerciantes.