Gambá é capturado pelo CBMMG dentro de residência no Bairro Maria Vilela, em Ituiutaba

Por volta das 12h, desta segunda-feira (20/06), o Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba atendeu a um chamado para capturar um gambá que, segundo a solicitante, estava em sua residência na Avenida Presidente Roosevelt, em Ituiutaba. Com os materiais necessários os militares se deslocaram ao endereço para realizar a captura.

No local os bombeiros localizaram o gambá, um macho adulto, no madeiramento da varanda da residência. Utilizando uma pinça específica para captura de pequenos mamíferos o animal foi capturado e colocado em um recipiente adequado para o transporte até seu ambiente natural.

O gambá é um marsupial bem comum na região do triângulo mineiro e tem hábito noturno, se alimentando de pequenas cobras, escorpiões, insetos, ovos, invertebrados e frutas. Apesar de emitir um som ameaçador e adotar uma postura de ataque, este animal não é agressivo e faz uso de seus dentes e garras apenas para se defender.

Desta forma, o Corpo de Bombeiros orienta para aqueles que se depararem com um gambá fora de seu habitat que não tente fazer uma captura nem contato físico e faça contato com o CBMMG pelo número 193.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o gambá brasileiro não exala odor fétido, sendo que eles eliminam odores apenas para marcar território, atrair parceiros ou em situações de estresse, mas seu cheiro não chega a incomodar os humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *