O Governo de Minas Gerais publicou um novo edital do Programa Núcleos de Fomento ao Paradesporto (NFP), que tem como objetivo promover a inclusão social por meio do esporte. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), vai selecionar 25 propostas de prefeituras e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para executar projetos esportivos destinados a pessoas com deficiência.
Cada proposta aprovada poderá receber até R$ 100 mil, que poderão ser usados na compra de materiais esportivos e contratação de serviços. O número de vagas cresceu em relação à edição anterior, que oferecia 18 oportunidades. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de agosto, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-MG).
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou a importância da iniciativa.
“O programa é mais uma forma de incentivar a prática de atividades físicas para todos. O esporte e o lazer são grandes ferramentas de inclusão, e investir no paradesporto contribui diretamente para o desenvolvimento social no Estado”, declarou.
Regras para participação
Os interessados podem enviar mais de um projeto, mas apenas o último será considerado. A proposta deve prever o atendimento a pelo menos 35 pessoas com deficiência, com aulas semanais de no mínimo 50 minutos, avaliações físicas periódicas, pesquisa de satisfação, além de indicar modalidades adequadas à realidade local e uma equipe composta por educador físico e coordenador.
O edital deixa claro que os recursos não poderão ser usados para obras, aluguel, alimentação, viagens, publicidade institucional ou premiações em dinheiro, entre outras despesas não autorizadas.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail diepr.paradesporto@social.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-4616 / 3915-4642.































































