sexta-feira, abril 25, 2025
spot_img
spot_img

Governo de Minas cria Comitê Gestor contra novo coronavírus e suspende aulas da rede estadual

Diversas ações foram tomadas, dentre elas o impedimento de retorno ao trabalho de servidores que estiveram em localidades com alto índice de transmissão

O governador Romeu Zema publicou decreto, neste domingo (15/3), que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.

O Executivo decidiu implementar recesso escolar para a próxima quarta-feira (18/3) em todas as escolas da rede estadual. A medida vale até o dia 22 de março. Sendo assim, as unidades de ensino estarão com suas atividades paralisadas até o dia 22 de março.

Já existe movimento de paralisação, em decorrência do coronavírus, em unidades federais e particulares.

O intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão. A retomada das aulas será no dia 23 de março, conforme orientação da Secretaria de Saúde. O Governo ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia.

A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país.

Decreto

Foi publicado neste domingo decreto do governador Romeu Zema, contendo medidas adicionais para lidar com a pandemia. Entre as medidas estão o impedimento de retorno ao trabalho de servidores que estiveram em localidades com alto índice de transmissão comunitária do vírus. O impedimento vale por 14 dias, caso o servidor apresente sintomas da doença, ou por sete dias, caso não haja sintomas. Nesse período, recomenda-se que o profissional permaneça em casa e em trabalho remoto, se houver condições. Se não for possível, as faltas serão abonadas. Em ambos os casos, não haverá perda no auxílio-refeição ou alimentação.

O governador Romeu Zema ressalta que não há motivo para pânico e que as medidas adotadas até o momento são preventivas.

“Tudo isso faz parte de um conjunto de ações para resguardar a saúde de todos os mineiros e proteger nossos cidadãos. Prevenção sempre será o melhor remédio”, disse.

No último sábado (14/3), o governador já havia decretado a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas pelos próximos 30 dias. A recomendação é que a medida, que será revista semanalmente, também seja adotada por organizações da iniciativa privada.

“Evitando aglomerações, conseguimos conter a propagação do vírus de forma mais eficiente, com o objetivo de que a epidemia não se alastre em Minas Gerais e contamine, principalmente, quem está no grupo de risco”, afirmou.

A gestão estadual esclarece que continuará  empenhando todos os esforços para evitar que a pandemia do Covid-19 atinja a população mineira e conta com a contribuição e compreensão de todos.

Veja abaixo outros pontos do decreto publicado neste domingo:

– Órgãos e entidades implementarão ações recomendadas por órgãos de Saúde pública, como medidas de profilaxia, assepsia, sanitárias e de informação em relação ao coronavírus;

– Recomendação de realização de reuniões virtuais ou, não sendo possível, que estas sejam realizadas exclusivamente com a participação das pessoas indispensáveis;

– Suspensão por 30 dias de atividades de capacitação, treinamento ou outros eventos realizados pelos órgãos, autarquias e fundações que impliquem aglomeração de mais de 100 pessoas. Esse prazo poderá ser prorrogado;

– Suspensão por 30 dias de viagens oficiais de servidores do Poder Executivo estadual que tenham como origem ou destino localidade com caso confirmado de infecção pelo coronavírus (COVID-19). Esse prazo poderá ser prorrogado;

– O servidor que apresentar sintomas característicos da doença fica dispensado de comparecer à unidade pericial, hipótese em que a licença para tratamento de saúde poderá ser concedida mediante homologação, ou seja, envio de documentação comprobatória para análise e deferimento pela perícia médica;

– O prazo para recadastramento anual de inativos e pensionistas do Poder Executivo do Estado fica suspenso, enquanto perdurar a Situação de Emergência em virtude do coronavírus, sem implicar na suspensão da remuneração durante esse período.

Veja íntegra do decreto clicando aqui.

Situação de emergência

Na última sexta-feira (13/3), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.

Fonte: Agência Minas

Redação Canal Janela Aberta
Redação Canal Janela Abertahttps://canaljanelaaberta.com
O Canal Janela Aberta é um portal de notícias que traz as informações mais relevantes de Ituiutaba e de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro, com compromisso e credibilidade. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Tijucana e região. Também não deixe de acompanhar nossas atualizações no Instagram: @canaljanelaaberta.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:10
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
00:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:41
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
04:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com os vereadores de Ituiutaba (MG), Rodrigo Tomaz e Luciano Gouveia
01:47:38
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Suend Rodrigues, diretora do Dep. de Zoonoses e Vigilância Ambiental
01:17:00
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Elaine Martins, presidente do SINTEMI
01:25:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Vereador de Ituiutaba, Juninho da JR
01:30:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
01:03:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
00:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos
51:05
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neif Dias
01:17:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Mário Jacob Jr.
01:04:46
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Paulinho da The Noite
40:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Renatinho Jr, campeão do Campeonato Goiano de Motovelocidade
58:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Paulo, da PMMG, em Ituiutaba
59:22
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o vereador Chiquinho, reeleito em Ituiutaba com 1.143 votos
01:19:56
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Professor Vinicius, Vereador eleito na cidade de Ituiutaba em 2024!
01:17:31
Video thumbnail
Podcast Canal Janela Aberta com André Vilela, Vereador mais bem votado em Ituiutaba em 2024!
01:52:48
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOLIS
29:42
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
01:25:06
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
00:45
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
16:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dra. Nathaly Borges, psicóloga.
01:05:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Donato, cantor e compositor.
01:00:47
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Fábio Nogueira, Sargento do CBMMG.
58:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dr. Rodrigo Juarez, Advogado trabalhista.
55:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neto do Cabaré, Vereador e pré-candidato a reeleição em Capinópolis
01:05:03
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Anderson, Presidente CDL de Ituiutaba, e Magno, Diretor da CDL
01:02:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Leo Oliveira, Diretor Administrativo e pré Candidato a Vereador.
01:03:47
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Adriano Lemos, Repórter e Produtor na cidade de Ituiutaba
59:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dra. Kenia Gouveia, médica especialista no tratamento para obesidade!
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Cássio Severino, empresário e possível pré-candidato a vereador!
46:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Professor Max Lima, empresário e pré-candidato a vereador!
01:05:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Melo, Empresária reconhecida por seus serviços prestados!
57:27
Video thumbnail
Nikolas Ferreira, Zé Trovão e Janones quase saem no tapa após Sessão do Conselho de Ética da Câmara
04:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta comSamir Augusto, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:03:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Gabriela Ceschim, pré-candidata a Vereadora de Ituiutaba
50:20
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Paulo César, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:08:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo da Saúde, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:01:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dr. Givanildo, Advogado e pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:04:01
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Paulinho da The noite, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:31:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Douglas Fabian, pré-candidato a prefeito de Ituiutaba
02:21:54

RECENTES

Isso vai fechar em 20 segundos