As assembleias previstas para discutir a adesão das comunidades escolares ao Programa das Escolas Cívico-Militares estão temporariamente suspensas em todo o estado de Minas Gerais. A informação foi oficializada no domingo, 13 de julho, por meio do Memorando-Circular nº 207/2025/SEE/SB – ORIENTAÇÃO, enviado pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica.
Assinado pela subsecretária Kellen Silva Senra, o documento foi encaminhado aos Superintendentes Regionais de Ensino e Diretores Educacionais, informando que a suspensão se dá “em virtude de novas orientações a serem enviadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE)”.
Ainda segundo o comunicado, a SEE irá divulgar em breve novas diretrizes que serão fundamentais para a continuidade do programa. A orientação é para que todos os envolvidos permaneçam atentos às futuras determinações, com o objetivo de garantir “efetividade e transparência” na execução do projeto.
A medida afeta diretamente o cronograma que vinha sendo adotado nas escolas mineiras e, segundo a pasta, busca assegurar que os próximos passos estejam alinhados com as novas diretrizes a serem definidas.
Veja abaixo o memorando publicado:
































































