GRS confirma estratégia utilizada para vacinar dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos contra Covid-19 em Ituiutaba

A Gerência Regional de Saúde – GRS, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais SES/MG publicou, nesta quinta-feira (04/02), nota que esclarece a estratégia utilizada Ituiutaba e as demais cidades que compõem a microrregião nas ações iniciais de imunização contra a Covid-19.

O texto publicado pela GRS mostra que a deliberação em questão aprovou a distribuição dos imunizantes aos municípios para o público alvo, os grupos prioritários, de acordo com normas do Programa Nacional de Imunização.

A GRS salientou que para a primeira remessa enviada, dentre os públicos prioritários, estavam os profissionais de saúde da linha de frente da covid-19 (público e privado); pessoas com 60 anos ou mais, em instituições de longa permanência – ILPI; pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, em residências inclusivas e população indígena vivendo em terras aldeadas. Já na segunda remessa, os municípios que já tivessem vacinados esses grupos e garantido aos mesmos a segunda dose da vacina, havia autonomia para estender a vacinação aos demais profissionais de saúde, dentre eles: dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros.

O próximo grupo a ser vacinado em Ituiutaba, pela ordem disposta na deliberação e pelo avanço da vacinação, é o de idosos, que terá sequência em ordem decrescente por idade até o alcance dos grupos seguintes.

Em Ituiutaba, até o momento, o público alvo que já recebeu a primeira dose das vacinas é composto por profissionais e trabalhadores de saúde e por idosos institucionalizados. A nota técnica esclarece que todo o procedimento utilizado pelas Secretarias de Saúde segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização e de uma deliberação expedida pela SES/MG. Conforme o diretor da Gerência Regional de Saúde – GRS, Rafael Mendes Ferreira da Luz, Ituiutaba está cumprindo as normativas estabelecidas pela SES/MG.

Nesta quinta-feira, o município tijucano atingiu mais uma importante etapa, dia que marcou o início da aplicação das segundas doses aos primeiros profissionais de saúde da linha de frente que foram vacinados, fase que concluirá o ciclo de imunização para esse grupo prioritário. Essas pessoas estão sendo vacinadas no ponto-base, fixado pela Secretaria de Saúde na Escola Municipal Machado de Assis – EMMA.

A secretária de Saúde ressaltou o trabalho eficaz desempenhado pelas equipes do Departamento de Epidemiologia, pois uma das solicitações feitas pela prefeita Leandra foi que houvesse agilidade, seriedade e comprometimento no processo de imunização dos tijucanos, com resultado em um rápido trabalho de vacinação com as primeiras doses destinadas Aos profissionais de saúde da linha de frente, que atuam nos hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI, bem como para os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e para os idosos que vivem em instituições de longa permanência, gerando ampla cobertura para esses grupos.

Veja abaixo a nota à imprensa emitido pela Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *