Incêndio de grande proporção é registrado em canavial na zona rural de Ituiutaba (MG); Não houveram vítimas

Na manhã dessa quinta-feira (23/07), por volta das 10h30, o CBMMG recebeu solicitação para combate a incêndio em canavial na região da Venda Amarela, Zona rural de Ituiutaba.

No local, os Bombeiros Militares se depararam com uma grande área de plantio de cana em combustão, sendo que o incêndio também atingiu uma mata e áreas de pastagens. No total estima-se, segundo os BMs, que foram queimados 150 hectares.

O CBMMG e brigadistas de uma usina local contiveram as chamas do incêndio que durou mais de 02h de trabalhos exaustivos. A coluna de fumaça podia ser vista à distância, sendo facilmente visualizada a partir da cidade de Ituiutaba.

Na operação de contenção aos focos de incêndio foram utilizados caminhões de combate a incêndio florestal, abafadores, mochilas costais e sopradores para conter as chamas. Vale ressaltar que, de acordo com os bombeiros, não houve vítimas neste incêndio e não foi possível identificar a origem do sinistro.

O Corpo de Bombeiros ressalta que o período de estiagem concentra o maior índice de queimadas ao longo do ano. Os focos de incêndio são derivados do tempo seco e da ação humana. A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para a formação e propagação de incêndios em vegetação.

Os Bombeiros Militares alertam que provocar incêndios em matas, lixo e entulho é crime ambiental. Embora, ainda seja prática comum na população, é ilegal e pode trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade.

Deixe uma resposta