Incêndio em fazenda no município de Gurinhatã consome mais de 1 milhão de m² de vegetação

Nesta quinta-feira (20/05), um incêndio de grande extensão em uma fazenda na zona rural de Gurinhatã (mg), foi registrado pelo 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

De acordo com o solicitante, o foco começou em uma pastagem de altura considerável e saiu rapidamente do controle dos funcionários da fazenda, que faziam o combate às chamas.

De imediato, o CBMMG enviou uma equipe até o local, onde devido a dimensão da ocorrência, foi necessário estabelecer uma operação em conjunto com os funcionários da fazenda e outras pessoas da região (voluntários) que estavam presentes.

Assim, com o uso de abafadores, bombas costais e um caminhão pipa, após cinco horas de intenso combate, foi possível debelar o incêndio, que consumiu aproximadamente 1.200.000 m² da pastagem.

No entanto, os militares tiveram que permanecer no local para garantir que não houvesse uma reignição, devido à vegetação seca e muitas rajadas de vento no local.

Desse modo, o CBMMG realizou o trabalho de rescaldo no material combustível que ainda permanecia em alta temperatura. Às 20 horas e 30 minutos, o local foi deixado em segurança pelos bombeiros militares, sendo que não foi possível identificar as possíveis causas do incidente.

Cabe ressaltar a importância de acionar o Corpo de Bombeiros Militar o mais rápido possível diante de um foco de incêndio, já que a situação pode sair do controle instantaneamente. Então, em casos de emergências, disque 193. Amigo certo nas horas incertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *