México é atingido pela terceira vez por um forte terremoto em um dia 19 de setembro

Um terremoto de 7,6 graus na escala Richter atingiu o México nesta segunda-feira (19/09). Por uma grande coincidência, outros dois fortes tremores foram registrados no país na mesma data no passado. O primeiro aconteceu em 1985, enquanto o segundo causou destruição em 2017.

Terremotos trágicos

O tremor desta segunda-feira atingiu a costa oeste do México, na região de divisa dos estados de Michoacán e Colima, pouco depois das 13h no horário local (15h em Brasília). Até agora só há relatos de danos materiais causados pelo tremor, embora um alerta de tsunami tenha sido emitido. Felizmente, o sismo não provocou tragédias como as que marcaram o país nesta mesma data.

Em 1985, um terremoto de aproximadamente 8 graus na escala Richter na costa do Pacífico do México atingiu a capital do país, sacudindo estruturas por cerca de dois minutos. Oficialmente, foram registradas sete mil mortes, embora se estime que o número de fatalidades possa passar de 35 mil mortes, configurando um dos cenários sísmicos mais mortais da história do México.

Em 2017, ocorreu o chamado “terremoto de Puebla”, com magnitude de 7,1 graus na escala Richter e epicentro localizado 12 quilômetros a sudeste de Axochiapan, no estado de Morelos. Relatórios oficiais concluíram que este trágico tremor deixou um saldo de 61 mortos, centenas de feridos e danos materiais consideráveis ​​nos estados que compõem o centro do país.

Deixe uma resposta