Moradores em Ituiutaba acionam Bombeiros para captura de abelhas

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Ituiutaba, recebeu diversos chamados nesta terça-feira (16) para realização de vistorias em enxame de abelhas em locais diferentes. Isto ocorre pois, esta é uma época de migração e a queimada provoca ainda mais a saída destas da mata para a área urbana. Após os acionamentos, prontamente os bombeiros se deslocaram para os atendimentos e avaliaram as situações isolando os locais com fita zebrada e orientando a população de como proceder até que o apicultor fizesse a captura dos insetos.

Sabe-se da extrema relevância que as abelhas têm para o nosso ecossistema, pois, oitenta por cento da polinização é feita por elas. Esta ação dos referidos insetos, exerce uma função muito importante na natureza, na medida em permite a formação de frutos e sementes, os quais, por sua vez, produzirão novas plantas. Desta forma os militares atuam priorizando sempre a captura das abelhas para preservação da natureza, trabalhando muitas vezes com o importante apoio de apicultores da cidade.

O CBMMG deixa como orientação à população que em caso de enxames é importante acionar a corporação pelo número 193 solicitando ajuda, manter a distância adequada de segurança, evitar fazer barulho próximo ao local onde as mesmas estão e não tentar espantar os insetos com fumaça ou outros artifícios. O bombeiro está preparado para atuar nestas situações e assim preservar o bem-estar da população. (Ascom Segundo Pelotão).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *