A empresa de softwares de segurança, Kaspersky, descobriu um vírus que ameaça a segurança dos usuários do sistema Android, permitindo que valores do PIX sejam roubados sem que o proprietário perceba. O vírus, chamado Brats, é capaz de substituir a chave PIX por uma chave de um criminoso durante a transferência bancária, mudando o destino e o valor da transação conforme o saldo da vítima.
A única indicação da presença do vírus no sistema é um ligeiro tremor na tela durante a invasão. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma pessoa tentando transferir R$ 1,00, mas, antes de inserir a senha, ela verifica o valor novamente e, em seguida, aparece um nome diferente e o valor de R$ 636,95 na tela. Se a vítima não tivesse conferido o valor, ela só perceberia que foi enganada depois de verificar o extrato bancário.
O Brats foi detectado mais de 1500 vezes desde janeiro e é normalmente ocultado em um aplicativo baixado de fora da loja oficial do Google. A infecção ocorre quando o usuário acessa um site e é convencido a baixar um aplicativo de extensão que promete dinheiro. O aplicativo, em seguida, solicita que o usuário instale uma atualização e conceda permissão de acessibilidade.
Para evitar a infecção, é importante não baixar aplicativos de fontes desconhecidas e não conceder permissão de acessibilidade. Ter um antivírus instalado no smartphone também pode ajudar na proteção contra esse tipo de ameaça.