Versão da família
À equipe do Canal Janela Aberta, familiares do paciente alegaram que ele passou por um surto psicótico e necessitava de internação, e não de prisão. Segundo um parente próximo, o homem havia recebido alta de um hospital psiquiátrico na segunda-feira anterior e, ao longo da semana, teve recaídas com o uso de drogas. Ele teria ficado dias seguidos sem dormir e sofrido agressões antes de ser levado ao Pronto-Socorro por amigos e familiares.
Ainda segundo a família, no momento em que os profissionais de saúde retiravam a imobilização do paciente, ele teria entrado em surto e começado a atacar os presentes de forma descontrolada. “Ele estava fora de si, não sabia o que estava acontecendo”, relatou um familiar, que também afirmou que o paciente foi contido com spray de pimenta e por um mata-leão. A família alega que, posteriormente, ele também foi agredido por seguranças e funcionários do hospital.
Após o incidente, o homem foi conduzido para a delegacia, onde foi liberado após o registro do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A família continua buscando alternativas para interná-lo novamente, alegando que ele precisa de tratamento adequado.
Confira a nota completa da Prefeitura de Ituiutaba
“Nota à população
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que um ataque contra profissionais de saúde foi registrado na noite deste sábado, 15, no Pronto-Socorro.
Um paciente que estava em atendimento agrediu violentamente a equipe, causando lesões em duas médicas, um enfermeiro e uma técnica de enfermagem.
Além das agressões, o paciente danificou a estrutura da unidade e provocou um princípio de incêndio. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados imediatamente.
Devido à gravidade da situação, uma ala do Pronto-Socorro precisou ser interditada temporariamente, e, neste momento, apenas casos de extrema urgência estão sendo atendidos.
A equipe médica recebeu os cuidados necessários, e o agressor foi preso pela Polícia Militar após receber alta hospitalar.
Uma força-tarefa foi mobilizada pela gestão municipal e está atuando para normalizar a situação e minimizar os impactos nos atendimentos.”