sábado, maio 10, 2025
spot_img
spot_img

Pesquisadores brasileiros desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

Dentro de dois meses, pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) vão apresentar um tecido antiviral para máscaras que oferece maior proteção aos profissionais da área de saúde contra a covid-19. A informação foi dada hoje (07/08), pela professora Renata Simão, dos Programas de Engenharia de Nanotecnologia e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe. O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ.

Renata esclareceu que, no momento, os pesquisadores estão desenvolvendo, na verdade, produtos que vão ser colocados em um tecido normal de algodão, para fazer com que esse tecido comum tenha propriedades aprimoradas e atinja, até, o nível de uma máscara similar à N95. “O que a gente está fazendo não é desenvolver o tecido e, sim, estamos modificando o tecido para garantir que ele tenha propriedades aprimoradas pelas modificações que fazemos nele”, explicou. As pesquisas envolvem também a inclusão de papel entre esses produtos. “A gente inclui também partículas que são antivirais, que vão matar o vírus”.

Para Renata, a grande vantagem é que, por se tratar de um algodão comum, que é biodegradável, o material que for descoberto não vai fazer mal à natureza. Além de ser descartável, ele poderá ser reutilizável e, mesmo quando for descartado, é biodegradável, ou seja, ainda assim não gera lixo.

“Esse é um ponto que, para a gente, é muito fundamental e importante”.

Tecido hidrofóbico

O tecido que vem sendo desenvolvido é chamado hidrofóbico (impermeável). O vírus, normalmente, é transportado através de gotículas, como de saliva, por exemplo, que a pessoa expele. Essas gotículas, ao entrar em contato com esse tecido que está sendo desenvolvido, não conseguem penetrar e vão escorrer. “E se, por acaso, penetrarem, tem uma camada interna que vai conter, com nanopartículas que vão matar o vírus”.

A princípio, os pesquisadores pensam em fazer uma máscara com três camadas, sendo a primeira de conforto, perto do rosto; a segundo no meio, incluindo nanopartículas; e a terceira, externa, com um recobrimento hidrofóbico, “que também é biocompatível e biodegradável”, reforçou Renata. Disse que algumas camadas podem ser feitas também com papel modificado. “A gente pensa na externa e na do meio com papel”.

Testes

Os testes para a caracterização e constatação da eficácia das nanopartículas estão sendo realizados no Laboratório de Microscopia Eletrônica do Inmetro. Carlos Achete, especialista em Metrologia de Materiais do Inmetro e coordenador do projeto denominado Tecidos Hidrofóbicos e Ativos para Substituição do TNT Hospitalar, comentou que “caso seja comprovada a eficácia (do tecido), o país poderá ter acesso a uma tecnologia que proporcionará mais segurança e risco reduzido da contaminação, inclusive em ambiente hospitalar, onde é mais frequente. E o melhor: a um custo-benefício acessível à sociedade”.

O processo de testes e sua verificação, visando a certificação do produto, são responsabilidade da coordenadora da Central Analítica do Departamento de Química do Centro Técnico Científico (CTC/PUC Rio), professora Gisele Birman Tonietto. Gisele aposta que o importante “é atendermos às demandas da sociedade, com toda ‘expertise’ que a universidade tem. Em um momento de urgência, poder viabilizar um conhecimento acadêmico em prol dos profissionais de saúde só reafirma o valor que deve ser dado à ciência e à pesquisa no Brasil”.

Os testes de respiração e saturação de CO2 (dióxido de carbono) têm sido feitos em parceria com laboratório da Coppe. Renata Simão informou que 15 pesquisadores das três instituições, entre professores e alunos, participam do projeto.

Produção industrial

Ela afirmou que a partir da conclusão do tecido, prevista para daqui a dois meses, ele já estará pronto para iniciar a produção industrial. A pesquisa já tem um projeto piloto correndo em paralelo, para “tentar produzir o mais rápido possível. Mas ainda este ano, com certeza”, manifestou. A empresa parceira para a produção já foi prospectada.

Renata disse que o custo da máscara para os profissionais da saúde pode ser reduzido com a descoberta desse tecido modificado, em comparação com uma N95 ou outra máscara existente no mercado que oferece maior proteção. “A gente acredita que vai entrar com grande competitividade”. A meta é fabricar, “no mínimo”, 500 máscaras de tecido hidrofóbico por semana para serem doadas.

Na avaliação da professora da Coppe/UFRJ, o mais importante no desenvolvimento desse tecido especial é a parceria da pesquisa no Brasil. “A gente está agregando diferentes competências de diferentes instituições e fazendo com que o produto nasça dessas diferentes competências. Eu acho que isso é a coisa mais importante, além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que é indispensável”.

Acrescentou que nesse momento de pandemia e de negacionismo da ciência, as fundações de amparo à ciência do Brasil inteiro estão demandando e financiando a pesquisa, o que é extremamente positivo. Segundo Renata Simão, há cerca de dez anos, havia uma certa resistência, inclusive, em se trabalhar em equipe, em rede, com outras instituições. Esse projeto do tecido antiviral mostrou que isso pode ser possível. A ideia não veio de uma universidade ou instituto em especial. “Veio da união de três projetos que já aconteciam e que só puderam tornar real o produto que vai sair daqui a dois meses a partir da parceria. Se eu tentasse fazer sozinha, ia demorar dois anos”.

Via: Agência Brasil

Redação Canal Janela Aberta
Redação Canal Janela Abertahttps://canaljanelaaberta.com
O Canal Janela Aberta é um portal de notícias que traz as informações mais relevantes de Ituiutaba e de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro, com compromisso e credibilidade. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Tijucana e região. Também não deixe de acompanhar nossas atualizações no Instagram: @canaljanelaaberta.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a dupla sertaneja Ruan & Mancine
01:33:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Honorato Barber Shop.
01:13:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:10
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
00:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:41
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
04:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com os vereadores de Ituiutaba (MG), Rodrigo Tomaz e Luciano Gouveia
01:47:38
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Suend Rodrigues, diretora do Dep. de Zoonoses e Vigilância Ambiental
01:17:00
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Elaine Martins, presidente do SINTEMI
01:25:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Vereador de Ituiutaba, Juninho da JR
01:30:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
01:03:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
00:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos
51:05
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neif Dias
01:17:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Mário Jacob Jr.
01:04:46
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Paulinho da The Noite
40:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Renatinho Jr, campeão do Campeonato Goiano de Motovelocidade
58:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Paulo, da PMMG, em Ituiutaba
59:22
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o vereador Chiquinho, reeleito em Ituiutaba com 1.143 votos
01:19:56
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Professor Vinicius, Vereador eleito na cidade de Ituiutaba em 2024!
01:17:31
Video thumbnail
Podcast Canal Janela Aberta com André Vilela, Vereador mais bem votado em Ituiutaba em 2024!
01:52:48
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOLIS
29:42
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
01:25:06
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
00:45
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
16:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dra. Nathaly Borges, psicóloga.
01:05:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Donato, cantor e compositor.
01:00:47
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Fábio Nogueira, Sargento do CBMMG.
58:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dr. Rodrigo Juarez, Advogado trabalhista.
55:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neto do Cabaré, Vereador e pré-candidato a reeleição em Capinópolis
01:05:03
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Anderson, Presidente CDL de Ituiutaba, e Magno, Diretor da CDL
01:02:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Leo Oliveira, Diretor Administrativo e pré Candidato a Vereador.
01:03:47
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Adriano Lemos, Repórter e Produtor na cidade de Ituiutaba
59:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dra. Kenia Gouveia, médica especialista no tratamento para obesidade!
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Cássio Severino, empresário e possível pré-candidato a vereador!
46:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Professor Max Lima, empresário e pré-candidato a vereador!
01:05:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Melo, Empresária reconhecida por seus serviços prestados!
57:27
Video thumbnail
Nikolas Ferreira, Zé Trovão e Janones quase saem no tapa após Sessão do Conselho de Ética da Câmara
04:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta comSamir Augusto, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:03:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Gabriela Ceschim, pré-candidata a Vereadora de Ituiutaba
50:20
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Paulo César, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:08:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo da Saúde, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:01:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dr. Givanildo, Advogado e pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:04:01

RECENTES

Isso vai fechar em 20 segundos