Um adolescente de 17 anos morreu após ser baleado por uma guarnição da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na tarde de sábado, 5 de julho, na Avenida das Vitórias, no Centro de Santa Vitória (MG).
De acordo com a apuração da equipe de jornalismo do Canal Janela Aberta, a própria mãe do jovem acionou a PM alegando que o filho, em um suposto surto, caminhava desorientado pelas ruas da região central da cidade.
Durante o patrulhamento a equipe do Grupo Especial de Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida – GEPMOR foi chamada pelo rapaz assim que ele avistou os policiais. No contato, o adolescente quebrou uma garrafa de vidro no chão, transformando o caco em arma perfurante e passou a ameaçar os militares. Durante a tentativa de abordagem, um dos policiais caiu ao solo; o jovem então teria pulado sobre o sargento e desferido golpes com a garrafa, além de socos e chutes.
Consta no boletim de ocorrência que, mesmo após ordem para cessar as agressões, o adolescente continuou o ataque. Diante da situação, outro sargento da equipe efetuou 08 disparos de pistola calibre .40 para contê-lo.
Segundo o laudo médico, 03 tiros atingiram o lado esquerdo do tórax, 01 no braço esquerdo, 02 nas regiões do abdômen (inferior e superior à direita), 01 na parte posterior do ombro direito e 01 no glúteo esquerdo.
Socorrido pela própria PMMG, o jovem foi levado ao hospital municipal, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada na unidade hospitalar do município santa-vitoriense.
O policial agredido recebeu atendimento médico e apresentou escoriações em braço e perna esquerdos, além de corte no supercílio e hematoma infraorbitário.
A cena do confronto foi isolada até a chegada da perícia da Polícia Civil de Minas Gerais – (PCMG), que realizou os procedimentos de praxe.
Ainda conforme levantamentos da equipe de Jornalismo do Canal Janela Aberta, o boletim de ocorrência indica que o adolescente era usuário de entorpecentes e não teria dormido na noite anterior, informação atribuída à mãe.
O militar responsável pelos disparos foi preso em flagrante por possível crime previsto no artigo 205 do Código Penal Militar e teve a arma de fogo apreendida. Ele permanece à disposição da Justiça Militar.
Procurada pela imprensa, a PMMG, por meio da agência local de comunicação organizacional do 54º BPM, informou que não divulgará detalhes por se tratar de ocorrência envolvendo menor de idade, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990).































































