Na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro de 2024, o 54º Batalhão de Polícia Militar deflagrou a Operação Alferes, com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade na cidade de Prata, no interior de Minas Gerais. A operação, que envolveu cerca de 20 policiais militares, resultou na prisão de dois indivíduos, ambos com extensa ficha criminal, e na apreensão de materiais relacionados ao tráfico de drogas e outros crimes.
A ação visou cumprir mandados de busca e apreensão, focando em homens conhecidos por sua atuação no crime organizado, especialmente nas áreas de crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e homicídios. Durante o cumprimento das ordens judiciais, a polícia contou com o apoio de cães farejadores, uma das especialidades do 54º BPM, para localizar materiais ilícitos.
Apreensão de Drogas, Arma de Fogo e Munições
Durante a operação, foram encontrados diversos materiais usados na prática do tráfico de drogas, incluindo uma bucha de maconha, além de uma arma de fogo e munições. Esses itens foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de plantão. A Polícia Militar informou ao jornalismo do Canal Janela Aberta que os dois homens presos, de 42 e 63 anos, têm passagens por crimes graves, o que reforça o sucesso da operação na retirada de indivíduos perigosos das ruas.
Uma terceira pessoa envolvida também foi conduzida até a delegacia, mas, após ser ouvida, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, sendo liberada em seguida. As investigações continuam, e a Polícia Militar segue em busca de outros suspeitos.
A Polícia Militar orienta que qualquer informação sobre atividades criminosas seja repassada pelo Disque Denúncia Unificada (DDU) pelo número 181. A denúncia é anônima e gratuita.