Termina às 23h59 desta sexta-feira, 2 de abril, o prazo para candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O pedido deve ser feito pela Página do Participante, utilizando login da plataforma Gov.br. O prazo havia sido prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 25.
Além dos estudantes que se enquadram nos critérios de isenção, o prazo também vale para quem ganhou gratuidade no Enem 2024, mas não compareceu às provas e deseja participar novamente sem pagar. Nesse caso, o candidato deve apresentar uma justificativa para a ausência, também pela Página do Participante.
Quem tem direito à isenção
Segundo o MEC, podem solicitar a isenção da taxa os candidatos que atendem a pelo menos um dos critérios abaixo:
-
Estão matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, em 2025;
-
Cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no CadÚnico;
-
Participam do programa federal Pé-de-Meia.
Já os candidatos que faltaram ao Enem 2024 e buscam nova isenção devem apresentar documentação que comprove o motivo da ausência. As justificativas aceitas incluem, entre outras:
-
Assalto ou furto;
-
Acidente de trânsito;
-
Morte na família;
-
Maternidade ou paternidade;
-
Internação médica;
-
Mudança de cidade para acompanhamento de familiar;
-
Privação de liberdade.
Essas situações devem ter ocorrido nos dias oficiais da prova (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024).
Cronograma
O resultado preliminar das solicitações de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Caso o pedido seja negado, será possível entrar com recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado final sai em 22 de maio.
É importante lembrar que, mesmo com a isenção aprovada, o estudante precisará se inscrever no Enem 2025 — em período que será divulgado posteriormente.
O valor da taxa de inscrição ainda não foi anunciado. Em 2024, o custo foi de R$ 85. Na última edição, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos foram isentos da taxa.