O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (8) a suspensão temporária do funcionamento da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, no país. A interrupção, que entrou em vigor na noite de quinta-feira, às 21h (22h, horário de Brasília), terá a duração de 10 dias e ocorre em meio a um crescente conflito entre Maduro e o dono da plataforma, Elon Musk.
A decisão do governo venezuelano foi motivada por uma série de desavenças públicas entre Maduro e Musk, que se intensificaram após as recentes eleições na Venezuela. Desde o dia 28 de julho, o país enfrenta um clima de tensão exacerbado por protestos contra a reeleição de Maduro, que resultaram na morte de pelo menos 24 pessoas.
De acordo com a agência France-Presse (AFP), durante o período de suspensão, o acesso ao X na Venezuela será restrito e só poderá ser feito através de redes privadas, conhecidas como VPNs. O regulador de telecomunicações da Venezuela, Conatel, terá a responsabilidade de implementar uma “medida administrativa definitiva” que efetivamente suspenderia a rede social no país.
Em um comunicado, Nicolás Maduro criticou veementemente a plataforma e seu proprietário. “A rede social X, e Elon Musk, dono do X, violaram todas as normas da própria rede social, incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte e o enfrentamento entre venezuelanos. E aqui se respeita a lei. Por isso, foi assinada uma proposta feita pela Conatel, que decidiu retirar a rede social X durante 10 dias. Fora X da Venezuela por 10 dias”, declarou Maduro.
Além disso, o presidente venezuelano acusou Musk de estar envolvido em um ataque hacker ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no dia da votação. Em uma troca de provocações públicas, Maduro desafiou Musk, afirmando: “Ele quer controlar o mundo, já controla a Argentina… Você quer briga, Elon Musk? Estou pronto, sou filho de Bolívar e Chávez, não tenho medo de você.”
A suspensão do X ocorre em um contexto de crescente confronto entre a administração de Maduro e diversas entidades internacionais, e pode ter impactos significativos na comunicação e mobilização política dentro da Venezuela durante este período crítico.