domingo, dezembro 14, 2025
spot_img
spot_img

Senado aprova vários projetos voltados para mulheres

Compartilhe

O Senado aprovou hoje (8) vários projetos em benefício das mulheres. A maior parte da pauta de votação foi dedicada a garantir direitos econômicos e sociais para as mulheres e foram votados todos nesta terça-feira em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Entre outras aprovadas hoje, as propostas garantem prioridade no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica; aumentam a pena de crimes contra a honra praticados contra a mulher e criam a tipificação de crime de violência institucional, voltado a agentes públicos que agem para intimidar ou se omitem diante da intimidação a uma mulher.

Todos esses projetos ainda precisam ser analisados na Câmara dos Deputados.

Projetos

O PL 3.048/2021 aumenta em um terço a pena dos crimes contra a honra praticado contra a mulher. O projeto altera o Código Penal e aumenta as penas dos crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria). Segundo a relatora do projeto, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), o projeto coloca em relevância a chamada “violência moral”. Esse tipo de violência, segundo a Lei Maria da Penha, significa “qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria”.

Já o projeto 3.717/2021 cria a Lei dos Direitos da Mãe Solo. O projeto conceitua “mãe solo” como mulher provedora de família monoparental registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo e dependentes de até 14 anos de idade.

A lei proposta pelo PL prevê ações de assistência social. Dentre elas, o recebimento de cota dobrada em qualquer benefício assistencial destinado a famílias com crianças e adolescentes. Além disso, o texto estabelece a prioridade da mãe solo nas políticas públicas de intermediação da mão de obra e de qualificação profissional. Há ainda a previsão de prioridade dos filhos de mãe solo no preenchimento de vagas na escola pública de educação infantil.

O PL 5.091/2020, também aprovado hoje, cria a tipificação de crime de violência institucional. Esse crime se caracterizaria pela prática de agentes públicos no desempenho de sua função e que, por atos comissivos ou omissivos, intimidar a vítima diretamente e também quando o agente público permitir que terceiro a intimide. O texto foi alterado pela relatora no Senado, Rose de Freitas (MDB-ES), e volta para a Câmara, Casa de origem.

O projeto foi inspirado no caso da influenciadora digital Mariana Ferrer. A jovem acusou um empresário de estupro mas, durante o julgamento, Mariana foi exposta a sofrimento e humilhação. Ao final, o acusado acabou inocentado em um julgamento que, por seu conteúdo e resultado, virou alvo de investigação do Conselho Nacional de Justiça.

Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei do Senado (PLS) 47/2012. Esse projeto, que ainda será analisado pela Câmara, concede atendimento prioritário às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Segundo o texto, as mulheres nesse perfil devem receber tratamento prioritário em órgãos e instituições integrantes da rede de proteção, como atendimento policial e de saúde.

Os senadores também aprovaram o PL 3.342/2020, que cria e linha de crédito especial para a mulher empreendedora da área de beleza, estética, cosméticos, vestuário, comércio de artigos femininos, alimentos, dentre outros, que atuem como pessoa física. O limite do financiamento é de até R$ 20 mil e a contratação deve ocorrer enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), declarada em decorrência da pandemia de covid-19 e pelo período de até dois anos após o encerramento da emergência de saúde.

Por fim, os senadores aprovaram o PL 2.889/2021, que impõe multa a planos de saúde que recusarem, sem justificativa, a oferta de métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos. O projeto visa esclarecer os limites de uma regra de 1996, que obriga a prévia autorização do cônjuge para a execução de procedimentos de esterilização cirúrgica voluntária, como vasectomia e laqueadura tubária.

Segundo a autora do projeto, senadora Nilda Gondim, a imprensa noticiou que operadoras de planos de saúde não têm autorizado a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU), opção que cabe exclusivamente à mulher, baseadas nessa regra, que se refere à esterilização definitiva, e não contracepção.

Fora da pauta feminina, o Senado também aprovou nesta terça um projeto de lei de conversão oriundo da Medida Provisória (MP) 1.072/2021. Essa matéria propõe uma nova fórmula de cobrança da taxa de fiscalização dos mercados de títulos e valores regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O texto vai à sanção presidencial.


Compartilhe
Redação Canal Janela Aberta
Redação Canal Janela Abertahttps://canaljanelaaberta.com
O Canal Janela Aberta é um portal de notícias que traz as informações mais relevantes de Ituiutaba e de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro, com compromisso e credibilidade. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Tijucana e região. Também não deixe de acompanhar nossas atualizações no Instagram: @canaljanelaaberta.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jayme Moraes, advogado e candidato à presidência do Beira Rio.
58:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Isabella Severino, analista de Marketing do Supra.
01:04:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
23:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta PARTE 2 com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
19:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sávio Saveran da Shop Sev7n,
32:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Kátia Pires, da Fit Club, com Carlos Geovane, do Mercadão dos Suplementos
56:39
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
25:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
19:49
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Raul Júnior, integrante do grupo de pagode Sem Censura.
01:09:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos trazendo detalhes do mega evento Hawaí Beira Rio 25/10
51:54
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com professor e vereador Vinícius da APAE
01:38:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Geraldo Lino, coordenador do curso de Medicina da FacMais
47:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Balduino, do Corpo de Bombeiros Militar de MG
01:07:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a empresária e professora Kátia Pires!
54:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com vice-prefeito de Ituiutaba, Douglas Guimarães!
02:56:14
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Pezão, diretor de Esportes do Beira Rio!
44:40
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Policial civil Alex Muniz.
01:45:48
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Odeemes Braz, ex-vereador e atual Assessor Especial da PMI
01:55:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Everton Santos, Diretor Acadêmico da FacMais Ituiutaba
50:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Marco Túlio.
01:29:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Claudio Ribeiro, e o voluntário Paulinho The Noite
01:26:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário e ex-vereador de Ituiutaba, Wellington Batuta
01:17:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
01:13:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
00:50
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sandra Gouveia (IMOT)
01:03:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo Caly Junqueira, Presidente do SIPRI
01:51:28
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a dupla sertaneja Ruan & Mancine
01:33:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Honorato Barber Shop.
01:13:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:11
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
00:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:41
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
04:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com os vereadores de Ituiutaba (MG), Rodrigo Tomaz e Luciano Gouveia
01:47:38
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Suend Rodrigues, diretora do Dep. de Zoonoses e Vigilância Ambiental
01:17:00
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Elaine Martins, presidente do SINTEMI
01:25:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Vereador de Ituiutaba, Juninho da JR
01:30:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
01:03:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
00:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos
51:05
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neif Dias
01:17:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Mário Jacob Jr.
01:04:46
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Paulinho da The Noite
40:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Renatinho Jr, campeão do Campeonato Goiano de Motovelocidade
58:30

RECENTES

Isso vai fechar em 20 segundos