Simulação de evacuação dos moradores da mancha de inundação é realizada em Cachoeira Dourada

Na manhã deste sábado, 26 de novembro de 2022, o Segundo Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba participou do simulado de evacuação da zona de auto salvamento da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada de Minas (MG).

As usinas hidrelétricas são responsáveis por grande parte da energia que usamos no nosso dia a dia, e para gerar essa energia, as usinas precisam das barragens para movimentar as turbinas. Para que não ocorra nenhum transtorno estas são monitoradas diariamente por especialistas em segurança de barragens e fazem isto atendendo as legislações brasileiras.

Estas empresas possuem o Plano de Ação de Emergência – PAE que é um importante propósito de ação que detalha o que deve ser feito caso ocorra alguma situação de risco na barragem.

Este plano deve ser de conhecimento de todos, assim, realiza-se ações que envolvam a comunidade, o poder público e os órgãos de proteção e defesa civil nas áreas de risco.

Para que os moradores de Cachoeira Dourada de Minas tenham este conhecimento, às 10h teve início o simulado de treinamento com um sinal sonoro, que é o mesmo utilizado em uma eventual falha da estrutura física da barragem.

Após o toque do sinal sonoro, autoridades iniciaram a simulação de deslocamento dos moradores da mancha de inundação da Usina Hidrelétrica com o objetivo de realizá-lo em menor tempo para deixa-los em segurança.

O simulado teve uma boa adesão dos moradores que entenderam o que deve ser feito em uma eventual necessidade.

Ressalta-se que a barragem está segura, mas que a prevenção é sempre fundamental para salvar vidas.

Deixe uma resposta