sábado, dezembro 13, 2025
spot_img
spot_img

STF cita “flagrante” e impõe medidas cautelares com tornozeleira ao Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes apontou coação, obstrução de Justiça e atentado à soberania em falas do ex-presidente e de Eduardo Bolsonaro
Compartilhe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 18 de julho, a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão foi tomada no âmbito de um novo inquérito que apura possíveis condutas contra a soberania nacional.

De acordo com a decisão, ambos são investigados pelos crimes de coação no curso do processo (artigo 344 do Código Penal), obstrução de investigação de organização criminosa (art. 2º, § 1º, da Lei 12.850/2013), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal) e, ainda, atentado à soberania nacional (art. 359-I do Código Penal).

O ministro escreveu que houve “claros e expressos atos executórios e flagrantes confissões da prática dos atos criminosos, em especial dos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania”.

Moraes também afirmou que a conduta dos investigados revela uma “ousadia criminosa que parece não ter limites, ocorrendo à luz do dia, em publicações em redes sociais e entrevistas e pronunciamentos a veículos de mídia”.

A decisão inclui trechos de uma coletiva de imprensa realizada por Bolsonaro nesta quinta-feira, 17 de julho, na qual, segundo Moraes, o ex-presidente teria condicionado a retirada de sanções econômicas dos Estados Unidos ao avanço, no Congresso Nacional, de um projeto de anistia que o beneficie.

O ministro também mencionou publicações de Eduardo Bolsonaro na rede social X e entrevistas à imprensa, nas quais o parlamentar defende a taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada neste mês pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Trump justificou a medida citando o que classificou como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

Segundo Moraes, “as ações de Jair Messias Bolsonaro demonstram que o réu está atuando dolosa e conscientemente de forma ilícita, conjuntamente com o seu filho, Eduardo Nantes Bolsonaro, com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado estrangeiro, por meio de atos hostis derivados de negociações espúrias e criminosas, com patente obstrução à Justiça e clara finalidade de coagir essa Corte no julgamento da AP 2.668/DF.”

A Ação Penal 2.668 trata de uma investigação que envolve Bolsonaro e outros oito acusados — entre civis e militares — apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como participantes de uma tentativa de manter o então presidente no poder, mesmo após a derrota nas eleições de 2022.

O novo inquérito foi aberto a pedido da própria PGR. A Polícia Federal também se manifestou, apontando risco de fuga do ex-presidente. Por esse motivo, o STF determinou que Bolsonaro cumpra recolhimento domiciliar noturno (das 19h às 6h nos dias úteis) e integral nos fins de semana e feriados, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de manter contato com embaixadores, autoridades estrangeiras ou de se aproximar de embaixadas e consulados.

Na decisão, Moraes afirma que a taxação anunciada por Trump teria como objetivo “a criação de uma grave crise econômica no Brasil, para gerar uma pressão política e social no Poder Judiciário e impactar as relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos”.

O ministro destacou ainda que “a soberania nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida, pois é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, expressamente previsto no inciso I do artigo 1º da Constituição Federal”.

E concluiu: “O Supremo Tribunal Federal sempre será absolutamente inflexível na defesa da soberania nacional e em seu compromisso com a democracia, os direitos fundamentais, o Estado de Direito, a independência do Poder Judiciário Nacional e os princípios constitucionais brasileiros”.

A decisão cita ainda o escritor Machado de Assis: “A soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberania e de ser nacional”.


Compartilhe
Redação Canal Janela Aberta
Redação Canal Janela Abertahttps://canaljanelaaberta.com
O Canal Janela Aberta é um portal de notícias que traz as informações mais relevantes de Ituiutaba e de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro, com compromisso e credibilidade. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Tijucana e região. Também não deixe de acompanhar nossas atualizações no Instagram: @canaljanelaaberta.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jayme Moraes, advogado e candidato à presidência do Beira Rio.
58:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Isabella Severino, analista de Marketing do Supra.
01:04:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
23:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta PARTE 2 com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
19:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sávio Saveran da Shop Sev7n,
32:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Kátia Pires, da Fit Club, com Carlos Geovane, do Mercadão dos Suplementos
56:39
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
25:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
19:49
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Raul Júnior, integrante do grupo de pagode Sem Censura.
01:09:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos trazendo detalhes do mega evento Hawaí Beira Rio 25/10
51:54
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com professor e vereador Vinícius da APAE
01:38:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Geraldo Lino, coordenador do curso de Medicina da FacMais
47:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Balduino, do Corpo de Bombeiros Militar de MG
01:07:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a empresária e professora Kátia Pires!
54:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com vice-prefeito de Ituiutaba, Douglas Guimarães!
02:56:14
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Pezão, diretor de Esportes do Beira Rio!
44:40
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Policial civil Alex Muniz.
01:45:48
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Odeemes Braz, ex-vereador e atual Assessor Especial da PMI
01:55:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Everton Santos, Diretor Acadêmico da FacMais Ituiutaba
50:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Marco Túlio.
01:29:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Claudio Ribeiro, e o voluntário Paulinho The Noite
01:26:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário e ex-vereador de Ituiutaba, Wellington Batuta
01:17:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
01:13:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
00:50
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sandra Gouveia (IMOT)
01:03:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo Caly Junqueira, Presidente do SIPRI
01:51:28
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a dupla sertaneja Ruan & Mancine
01:33:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Honorato Barber Shop.
01:13:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:11
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
00:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:41
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
04:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com os vereadores de Ituiutaba (MG), Rodrigo Tomaz e Luciano Gouveia
01:47:38
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Suend Rodrigues, diretora do Dep. de Zoonoses e Vigilância Ambiental
01:17:00
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Elaine Martins, presidente do SINTEMI
01:25:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Vereador de Ituiutaba, Juninho da JR
01:30:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
01:03:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
00:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos
51:05
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neif Dias
01:17:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Mário Jacob Jr.
01:04:46
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Paulinho da The Noite
40:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Renatinho Jr, campeão do Campeonato Goiano de Motovelocidade
58:30

RECENTES

Isso vai fechar em 20 segundos