Na manhã desta terça-feira, 3 de setembro de 2024, um vídeo gravado pela irmã de uma paciente da Unidade de Pronto Atendimento de Ituiutaba – UPAMI (Pronto Socorro) causou grande repercussão nas redes sociais da cidade. O registro, que rapidamente se espalhou pela internet, mostra a unidade hospitalar congestionada com um grande número de pacientes em espera, gerando indignação entre os moradores.
No vídeo, a irmã da paciente filma a recepção da UPAMI, que está lotada de pessoas aguardando atendimento. Corredores e áreas externas também estão visivelmente cheios, refletindo uma situação crítica de sobrecarga na unidade. A gravação ainda aponta que uma paciente está debilitada e supostamente quase desmaiando, o que aumenta a gravidade da situação retratada.
Durante a filmagem, a mulher expressa sua frustração ao relatar que sua irmã está enfrentando um atraso significativo no atendimento devido à falta de médicos disponíveis. Ela destaca que apenas quatro médicos estavam na unidade para atender a um número elevado de pacientes, exacerbando a sensação de crise e a dificuldade de acesso ao atendimento médico.
“Essa é a situação que a gente se encontra. Aqui ó, quatro médicos para trabalhar né? Quatro médicos para atender esse tanto de gente aqui que não foi atendida ainda. Minha irmã lá de fora quase desmaiando. Olha o tanto de gente! Olha o tanto de gente esperando atendimento”, disse a mulher indignada na mídia de 22 segundos.
O Canal Janela Aberta deixou espaço para que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura de Ituiutaba se manifeste sobre o ocorrido. Até o momento, não houve uma resposta oficial das autoridades locais.
Assista a seguir o vídeo de 22 segundos registrado pela moradora:
Ver essa foto no Instagram