CBMMG combate incêndio próximo ao Campus da UFU em Ituiutaba

Na noite dessa segunda-feira  (27/07),  uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba foi acionada para atender ocorrência de incêndio em vegetação no perímetro urbano nas imediações do Campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Ituiutaba . O local atingido consiste em uma extensa área de pastagem, ressaltando que não se trata de área pertencente a Universidade, mas sim de uma área particular.

A guarnição de combate a incêndio, ao chegar ao local, fez rápida análise da situação e prontamente iniciou o combate ás chamas. Por se tratar de uma área extensa, os militares utilizaram água para os locais onde era possível o acesso, abafadores e mochilas costais nas áreas mais afastadas. Após um árduo trabalho e utilizando técnicas e táticas de combate a incêndio, os BMs conseguiram extinguir as chamas. Segundo os bombeiros, foram gastos aproximadamente 300 litros de água para uma área estimada de um hectare.

Os Bombeiros Militares ressaltam que a limpeza dessas áreas com a utilização de fogo, por ser mais barato, é uma prática muito comum. Porém lembram que tal ação é incorreta e se enquadra em crime ambiental, pois considerando o artigo 250 do Código Penal (DL 2848/40) “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, a pena é de reclusão de 3 a 6 anos e multa”.

Os militares consideram ainda o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98) em que “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, a pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa.”

Deixe uma resposta