CBMMG realiza inspeção em ralos de sucção nos clubes da cidade de Ituiutaba.

Sol, férias, mergulho, com a proximidade do verão, época do ano em que clubes e parques aquáticos são as principais opções para quem quer se divertir, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba realizou neste domingo (15/11),véspera do feriado de Proclamação da República, em três clubes recreativos da cidade, vistorias nos ralos de sucção das piscinas dos mesmos, de modo a prevenir acidentes aquáticos.

Durante a vistoria nos clubes, foi constatado a existência de ralos protegidos por dispositivo anti aprisionamento, que impedem a sucção dos cabelos de banhistas, bem como partes do corpo, eliminando o risco de aprisionamento e afogamento.

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba aproveita para trazer algumas orientações aos banhistas da cidade e região a respeito dos cuidados a serem tomados quando da utilização desses espaços para o lazer. As orientações a seguir servem tanto para estabelecimentos comerciais quanto para residências, e é sempre bom ressaltar que aos banhistas cabem respeitar as normas de segurança e manter um comportamento responsável.

. Evitar piscinas escuras. O ideal é que se tenha total visibilidade da profundidade da piscina. As piscinas devem ser bem iluminadas durante a noite.

. As piscinas devem possuir acessórios anti sucção, também conhecido como anti aprisionamento, colocado sobre o ralo. Pelo seu formato, o mesmo elimina o efeito de vácuo que prende a pessoa.

. Instalação de botões de emergência. De modo a tornar mais rápida a desativação do sistema de sucção.

. Supervisão das crianças. Apesar de toda a segurança que pode ser oferecida em piscinas privadas ou públicas, é importante que os pais mantenham a atenção sobre seus filhos. O cuidado deve ser tomado, inclusive, em piscinas mais rasas, próprias para crianças.

. Não confiar em boias e pranchas. Mesmo com a utilização desses materiais, se faz necessária a supervisão.

. Colocar tela de proteção ou lona quando a piscina não estiver sendo utilizada. Cuidado importante no que diz respeito ao acesso de bebês e crianças desacompanhadas na piscina, bem como ao risco de quedas na mesma.

Em caso de emergência ligue 193. O Corpo de Bombeiros Militar está sempre pronto e treinado para atender a população nas mais diversas situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *