Ituiutaba inaugura Ecoponto para materiais recicláveis no Calçadão da Avenida 15

O primeiro Ecoponto de materiais recicláveis de Ituiutaba será inaugurado nesta próxima segunda-feira no Calçadão da Avenida 15 com a Rua 22. O projeto permitirá o descarte correto dos recicláveis do comércio e domiciliares do centro de Ituiutaba.

O Ecoponto Calçadão é uma iniciativa da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero e da Luz Verde e contou com a parceria da ACII, CDL, Sindcomércio e Secretaria Municipal de Planejamento para a sua implementação.

De acordo com Alice Drummond, representante da Associação Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, este é mais um projeto de iniciativa da associação em prol da promoção da sustentabilidade em Ituiutaba. “O nosso objetivo é incrementar os índices de reciclagem no município com o intuito de gerar emprego e renda, proporcionando a infraestrutura e informação de qualidade para os comerciantes locais para que estes possam realizar a separação correta dos materiais na fonte geradora”, ressalta.

A inauguração está marcada para às 7h30 da próxima segunda-feira (07), na Avenida 15 com a Rua 22. O encontro contará com a presença de gerentes do comércio local acompanhados por Alice Drummond, representante da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, Joseph Tannous, secretário de planejamento, Mario Jacob, presidente da ACII, Anderson Melo, presidente da CDL e Vera Lúcia Freitas Luzia, presidente do Sindicomércio.

REALIDADE ATUAL

A avenida 15 com rua 22 recebe cotidianamente um volume enorme de lixo. Por falta de orientação e de um local adequado o descarte dos materiais recicláveis se dá de maneira incorreta. Misturados aos rejeitos são encaminhados ao aterro sanitário gerando altas despesas para o município. Materiais como papelão, plástico, metal e vidro são recicláveis e podem incrementar a renda de muitas pessoas. O Ecoponto Calçadão, instalado neste local visa organizar esse descarte, educar os empresários e dar visibilidade à boas práticas relacionadas à reciclagem.

FUNCIONAMENTO

A Plataforma Ituiutaba Lixo Zero concederá treinamento e material de orientação para as equipes de monitores da ACII, CDL, Sindicomércio e UEMG que, por sua vez, visitarão os estabelecimentos comerciais do centro a fim de orientar o uso do Ecoponto Calçadão.
Caberá aos comerciantes separar os materiais recicláveis de seus estabelecimentos comerciais por categoria: papelão, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado e disponibilizá-los no Ecoponto Calçadão em seus respectivos lugares.

O Ecoponto Calçadão é mais um passo rumo ao lixo zero municipal. A Plataforma Ituiutaba Lixo Zero se orgulha da iniciativa juntamente ao Wiliam Oliveira, eco-designer responsável pela construção do Ecoponto Calçadão, à ACII, CDL, Sindicomércio, Secretaria Municipal de Obras e de Planejamento, curso de Gestão Ambiental da UEMG, ART B Arquitetura, Viveiro Drummond e Clic Cine Foto.

INAUGURAÇÃO:
Data: 07 de dezembro
Horário: 07h30
Contato: Iru Barbosa – 34. 992660134 – lixozeroitba@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *