Prefeitura de Ituiutaba adquire 1000 testes rápidos de Covid-19

O Secretário de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, Isaias Tadeu Alves de Macedo confirmou nesta quarta-feira (17) a chegada de 1000 testes rápidos, adquiridos pela Prefeitura de Ituiutaba para a testagem da população e de servidores da saúde envolvidos diretamente no trabalho de combate e enfrentamento ao novo corona vírus (Covid-19). Cada teste saiu ao custo de R$100,00 e no total foram investidos nesta ação o equivalente a R$100 mil com recursos destinados a essa finalidade.

As primeiras pessoas a passarem pelo teste fazem parte do grupo de servidores da saúde, que lidam com o enfrentamento da pandemia. Em seguida, utilizando o método e estudos de estatísticas realizados por equipe da Universidade Federal de Uberlândia – UFU Campos Ituiutaba, a testagem estenderá para a população, com a finalidade de controle epidemiológico. Este trabalho terá acompanhamento do Ministério Público Estadual – MPE.

De acordo com o secretário Isaias Tadeu, a partir da próxima semana, iniciam as primeiras amostras do teste rápido. Pela avaliação da equipe da UFU, a testagem de um grupo de 278 pessoas na cidade, será possível atingir obter panorama sobre o tamanho ou alcance da pandemia no presente momento em Ituiutaba. Descontados a margem de erro de 5% a confiança da exatidão com os testes podem chegar a 90%.

“A partir dos testes rápidos, teremos uma visão melhor do quadro geral da pandemia na cidade. Outra novidade, a ser colocada em prática através da parceria envolvendo a SAE e a equipe da UFU, será a coleta de amostras na rede de esgoto para medir a presença e possibilidade de contaminação por este vírus neste ambiente”, enfatiza o secretário Isaias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *