Saúde iniciou terceira fase da vacinação contra gripe

De acordo com o Departamento de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou nesta segunda-feira, 11, em todas as salas de vacinas do município.  A campanha começou em 23 de março e com a prorrogação anunciada pelo Ministério da Saúde, deverá ser encerrada no dia 5 de junho.

Esta última fase será dividida em duas etapas. Na primeira, entre 11 e 17 de maio, vão ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. A segunda etapa, no período de 18 de maio a 5 de junho, incluirá pessoas de 55 a 59 anos e professores. Assim, o último dia de vacinação que estava agendado para o dia 22 de maio, agora com o novo calendário, passa a ser no dia 5 de junho.

Em 2019, Ituiutaba alcançou o número de 26.500 pessoas vacinadas, ficando próxima a meta estipulada, que era de 30 mil. “Este ano estamos indo relativamente bem, apesar dos números alcançados até o momento, 20.137, ainda precisamos melhorar muito”, explica a enfermeira chefe, do Setor de Epidemiologia, Cibele Ferreira Guimarães.

Os idosos foram o primeiro público alvo a ser alcançado na campanha. Em Ituiutaba 14.392 foram vacinados até o momento, representando 99,37% pessoas deste grupo. Trabalhadores da saúde foram 2.026 imunizações, equivalente 138% do total de profissionais existente na cidade. Para os casos de morbidade, 2.564 pacientes receberam a dose contra a gripe H1N1.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que todas as onze salas de vacinas, entre elas, a da própria sede da secretaria, situada à Avenida 7 entre ruas 24 e 26, estão preparadas para dar sequência à campanha. As demais salas estão localizadas nas sedes dos Programas de Saúde da Família dos bairros Maria Vilela, Pirapitinga, Novo Tempo 2, Sol Nascente, Camargo, AMPLA do Bairro Platina, Unidade Mista de Saúde 1 e na 2, e na Unidade Básica de Saúde Doutor Olímpio de Freitas, Bairro Independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *