SES/MG orienta interrupção da vacinação com AstraZeneca também para puérperas

A suspensão momentânea da vacinação com o uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz foi feita também para puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias). A mudança na estratégia para gestantes já havia sido anunciada na última terça-feira, 11, após divulgação de nota oficial pela Anvisa, que monitora eventos adversos a partir da imunização da população.

A interrupção foi reforçada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG, que também orientou que a mudança deve ser estendida também para gestantes e puérperas sem comorbidades.

Portanto, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue nesta quarta-feira, 12, entre 8h e 15h, com ações da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Os trabalhos estão sendo realizados na Escola Municipal Machado de Assis – EMMA, no Setor Sul, e na FacMais, no Universitário.

Podem ser vacinadas pessoas entre 18 e 59 anos dos seguintes grupos: Síndrome de Down e Doença Renal Crônica (Diálise). Também deverão comparecer para serem vacinadas pessoas entre 55 e 59 anos dos grupos: Comorbidades (atendidas pelo PNI Covid-19) e Pessoas com Deficiência Permanente, que recebam Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Os integrantes desses grupos precisam comprovar a condição clínica para receber as doses. Será exigido no momento da vacinação relatório médico (atestado) que comprove a comorbidade.

Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 são consideradas comorbidades para a vacinação contra a Covid-19: doenças renais crônicas, cardiovasculares e cerebrovasculares; diabetes, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme e talassemia maior, obesidade mórbida, cirrose hepática e Síndrome de Down. Estão incluídos os imunossuprimidos, que têm reduzida a resposta de seu sistema imunológico, por ação de algum remédio.

As pessoas com deficiência permanente, beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem apresentar o cartão e documento que comprove sua condição como integrante do grupo prioritário.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos