A Nona Companhia de Polícia Militar Rodoviária empregará todo o efetivo, incluindo os militares do serviço administrativo, com o objetivo de manter a segurança viária, afastando à presença de criminosos e prevenindo sinistros de trânsito com vítimas. Estas medidas valem para o período de 25/02 a 02/03/22, denominada de “Operação Carnaval”.
Apesar das principais cidades da região inicialmente manifestarem que não realizarão “carnaval de rua”, é comum a realização de alguns eventos particulares.
Tudo indica que as rodovias do Triângulo Mineiro receberão um fluxo considerável de famílias rumo a pontos turísticos ou em visitas aos familiares e amigos, situação que requer um comportamento diferenciado dos motoristas, respeitando as características momentâneas das vias.
O planejamento torna-se o ponto fundamental para que as famílias viagem em segurança, sem causarem sinistros de trânsito graves que ferem e matam pessoas em ocasião de feriados prolongados.
É fundamental que os motoristas realizem a manutenção preventiva dos veículos, dando atenção especial para o sistema de funcionamento, suspensão e as condições dos pneus.
Em relação a documentação o licenciamento ano 2019 dos veículos registrados em Minas Gerais, poderá ser utilizado até o dia 31 de maio de 2022. Confira ainda o prazo de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os documentos podem ser utilizados no formato digital no smartphone.
Na programação os horários de saída e chegada devem respeitar a fisiologia dos motoristas. Sugerimos descanso antes da viagem, tendo em vista que muitas pessoas deixam as malas prontas, saem do trabalho cansadas e iniciam a viagem com a intenção de aproveitar o máximo possível o carnaval. Esse comportamento não é aconselhável.
Durante a viagem deixe intervalos para lanches leves e descanso. Nas distâncias maiores utilizem a rede hoteleira ou casas de familiares e amigos para dividir o trajeto.
Lembrem-se que dentro dos veículos carregamos o nosso bem precioso que são os nossos entes queridos, portanto, se beber, não dirija.