Ação da Secretaria de Saúde atrai pessoas interessadas em saber mais sobre hanseníase

Profissionais da Unidade Mista de Saúde 1 (UMS), improvisaram consultório nesta terça-feira (28) no antigo prédio da Prefeitura de Ituiutaba, na Praça Cônego Ângelo, para o atendimento a pacientes interessados no diagnóstico de hanseníase. De um total de 60 pessoas que passaram pelo local, cinco foram identificadas como suspeitas e encaminhadas para o exame de reavaliação.

A ação intitulada de “Mancha na pele pode ser coisa séria”, se transformou num convite a população para tirar dúvidas e realizar o atendimento gratuito, que teve início as 08h da manhã e encerrando por volta das 12h. Fizeram parte da mobilização enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, e os médicos Roberto Andraus (dermatologista) e Maria Cláudia Abrão (clinica geral).

“A hanseníase é uma situação endêmica e transmissível, mas que tem cura. A equipe da UMS 1 tem total dedicação e interesse em ajudar as pessoas com palestras, orientações e atendimento médico. A hanseníase tem cura e a cada ano estamos vendo os casos aumentar em nossa cidade. O diagnóstico precoce e a conscientização aumentam as chances de sucesso no tratamento”, disse a coordenadora da UMS 1, Viviane Tostes.

Serviço:

Qualquer pessoa que apresentar alguma lesão de pele sugestiva de hanseníase deve comparecer o quanto antes na unidade de saúde mais próxima pra iniciar o diagnóstico. O Centro de Referência do Programa de Hanseníase em Ituiutaba, está localizado no prédio da Unidade Mista de Saúde I, localizado na Avenida 45, número 164, bairro Elândia. O telefone para contato é (34) 3268.2516.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *