Coronavírus: Polícia Civil alerta sobre falso app que apresenta informações de coronavírus

A Polícia Civil alerta a população sobre um novo golpe que está sendo aplicado, que é um falso app que apresenta informações sobre o coronavírus e bloqueia celulares.

Conforme informações, o nome do aplicativo é covide-19 tracker e está sendo divulgado através das redes sociais por meio de links e dowloads. O problema é que, na verdade, se trata de um cibercrime.

De acordo com a Polícia Civil, o aplicativo apresenta um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre os casos de coronavírus, mas, na verdade, é um software malicioso que criptografa e bloqueia celulares, computadores e outros dispositivos onde for instalado.

Depois que já está instalado, é solicitado um pagamento em bitcoins, que é um criptomoeda, para a liberação dos dispositivos infectados. Diante disso, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) orienta que os downloads sejam feitos diretamente nas lojas oficiais, Google Play e Apple Store.

App do Ministério da Saúde

Para facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e outras informações.

O app está disponível para iOS e Android, em suas respectivas lojas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *