Dezenas de comerciantes em Ituiutaba abrem o comércio nesta quarta (31) e criam o dia D em prol dos ‘empregos e sobrevivência das empresas’

Depois de mais de mês de fechamento e restrições estabelecidas pelos governos estadual e municipal, os comerciantes de Ituiutaba se encontram em uma situação muito desafiadora para não dizer desesperadora.

Um movimento intitulado como dia “D” teve a adesão de vários comerciantes. O Canal Janela Aberta fez contato com vários empresários para entender o movimento; os comerciantes relatam que o movimento não tem uma liderança, mas a ideia surgiu entre os mesmos e tem unanimidade na adesão.

O Dia “D” consiste em mostrar a sociedade que o comércio não é o responsável pelos casos de Covid-19 em Ituiutaba (MG). Ademais, os lojistas seguem protocolos de segurança sanitária controle de clientes, monitoramento de colaboradores para assegurar que não haja risco de contaminação.

Mesmo após mais de mês de fechamento do comércio os números de infectados aumentam provando que o comércio não é o responsável pelas contaminações.

O dia “D” vem conscientizar e educar as compras e consumo no comércio de forma responsável com protocolos de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, rotinas de higienização de ambientes, testagem de colaboradores, monitoramento de temperatura corporal em clientes e colaboradores entre outras medidas de combate a pandemia de Covid-19, preservando vidas e os empregos.

Até o momento são mais de 30 empresas que participaram do dia “D”. Diante disto, as mesmas abriram suas portas nessa quarta-feira (31/03), às 08h e ficarão abertas atendendo os clientes de forma responsável até às 17h30.

Os comerciantes contam com a compreensão e o apoio das autoridades municipal, estadual e federal para sair dessa crise como: campanhas educativas para a população ter consciência dos protocolos para conter os riscos de contaminação da Covid-19, isenção de impostos referente as percas nesse período de fechamento, pausar dívidas ativas e congelamento de juros dos comerciantes entre outras ações que precisam ser criadas para retornar a economia.

A equipe de reportagem do Canal Janela Aberta se solidariza com os empresários e consegue enxergar os anseios e o desespero desses bravos guerreiros de nossa cidade, que enfrentam o desafio para sobreviver esse momento único da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *