Feirantes discutem criação de associação para obter maior amparo legal para a classe

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou, na última terça-feira, 18, no Ginásio Poliesportivo Municipal, reunião com participação dos feirantes atuantes no município, com participação de gestores da prefeitura e de sindicato relacionado em Uberlândia, cidade referência nacional em feiras livres. Na oportunidade, foi apresentada oportunidade para a criação de uma associação que represente a classe e facilite o entendimento sobre seus direitos e deveres. Tal mudança também auxiliará na criação de legislação que regulamentará as feiras livres em Ituiutaba, estimulando seu crescimento e estruturação.

No encontro foram trocadas experiências sobre as feiras realizadas em Uberlândia de acordo sua legalização, mostrando a relação entre o sindicato e a prefeitura daquele município para melhor atender às necessidades da classe, momento em que também foram colocadas as intenções da Prefeitura de Ituiutaba quanto à legalização. Também foi aberto espaço para questionamentos feitos pelos feirantes, que foram prontamente respondidos pelos organizadores do encontro.

O secretário de Agricultura, Leonardo Carvalho explicou os próximos passos após a reunião feita com os feirantes. “Primeiramente será criado um grupo para o levantamento de dados e identificação dos feirantes interessados em fazer parte da associação. Depois, abriremos eleições para os cargos administrativos. Serão marcadas reuniões entre representantes da Prefeitura de Ituiutaba e da associação para a elaboração da legislação pertinente, que atenda as necessidades da cidade”, disse.

Ele também informou que o intuito da regularização é necessário para que os feirantes tenham segurança jurídica sobre seus pontos nas feiras, bem como o acesso a treinamentos profissionalizantes através de cursos de boas práticas e melhoria das estruturas. “Nosso objetivo é que Ituiutaba se torne referência na região, atraindo cada vez mais consumidores e melhorando a renda e o fomento da economia tijucana”, afirmou.

O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal por conta do amplo espaço e do distanciamento social, todos utilizaram máscara de proteção, fizeram a higienização das mãos e mantiveram o distanciamento. Além do secretário Leonardo Carvalho, participaram: Vinícius Oliveira, diretor de Abastecimento; Divino Neto, chefe do Setor de Feiras Livres; Rafael, coordenador da Feproarte; Anibal, presidente do Sindicato dos Feirantes de Uberlândia; Marlou, diretor de Abastecimento da Prefeitura de Uberlândia; Ângelo, secretária do Sindicato dos Feirantes de Uberlândia e feirantes de Ituiutaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *