Juiz Roberto Bertoldo, fala sobre atuação do Judiciário no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com demais pastas e instituições, segue com ações da Campanha Maio Laranja “Faça Bonito – Escute uma Criança”. O mês é marcado pelo combate ao abuso e exploração contra crianças e adolescentes.

Nesta segunda-feira, 24, o juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, Roberto Bertoldo, explica sobre essas modalidades de crime, que geralmente são praticados dentro do ambiente familiar, por pessoas próximas. Assista!

O magistrado também informou que apenas dez por cento dos casos são denunciados e chegam ao conhecimento do Poder Judiciário. “As pessoas precisam denunciar cada vez mais, para que haja repressão efetiva aos crimes e não somente a prevenção”, disse.

Roberto Bertoldo também disponibilizou informações sobre o comportamento das vítimas e o perfil dos abusadores. “É importante identificar os abusadores justamente para que as denúncias sejam realizadas. A qualquer sinal percebido é necessário denunciar via Disque 100, para que os casos cheguem ao Judiciário e sejam combatidos”, ressaltou.

O juiz também falou sobre a Revitimização, quando a vítima dos abusos é a eles submetida por diversas vezes e da criação da Sala de Escuta no Fórum de Ituiutaba, local destinado ao processo de oitiva das vítimas. “Vamos combater esse crime e muitas das vezes o ponto crucial é a denúncia”, finalizou.

O maior canal de denúncia nacional é o Disque 100. Então, se você tem conhecimento de algum caso de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, pegue o telefone e disque 100. Sua identidade será mantida em sigilo e a denúncia serve como disparador de ações de proteção às vítimas.

Também é possível denuncia pelo DDU 181, de forma anônima, 190 ou diretamente ao Conselho Tutelar pelo telefone (34) 99687-8506, situado na Avenida 5-A, entre 22 e 24, n° 30, no Centro.

Deixe uma resposta