Profissionais do CAPS II realizam grupo de estudos em saúde mental e recebem autocuidados

Desde 2001, com a implantação do Sistema Único de Saúde – SUS inúmeras transformações foram desenvolvidas para garantir aos usuários dos serviços de Saúde Mental, incluindo aos que sofrem por transtornos decorrentes do consumo de álcool e outras drogas, o direito universal do acesso à assistência à saúde na sua integralidade. No Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Tio Doc em Ituiutaba, que está em funcionamento no município desde dezembro de 2013, a educação permanente com a equipe interdisciplinar e os momentos de autocuidado são práticas para a garantia de um atendimento mais humanizado e integral aos pacientes. Sem a devida atenção à saúde mental certamente surgirão dificuldades aos profissionais, devido ao contato constante com o sofrimento psíquico e situações complexas de extrema vulnerabilidade social.

Por todos esses fatores, a equipe do CAPS II Tio Doc, é incentivada pela gestão atual a executar ações de cuidados aos profissionais. Para tanto, estão sendo realizados momentos nos quais o grupo colabora, ao trazer questões emblemáticas do cotidiano e fazendo colocações livres, com o apoio do saber médico e também a pontuação de vários outras contribuições dos profissionais da equipe, com a discussão de caso perpassando pelo entendimento teórico de cada diagnóstico e contribuições que possam contribuir com a reflexão dos problemas que permeiam o dia a dia no CAPS.

Os momentos de estudo são chamados de Educação Permanente – EP e dentro da reunião de equipe semanal a terapeuta ocupacional do serviço realiza, junto com a equipe, momentos de autocuidado dentro das Práticas Integrativas – PI do SUS. Esses momentos visam, diante dos desafios do cotidiano, a busca de possíveis caminhos que contribuam para uma assistência que renove as práticas existentes, de forma que alternativas criativas se mostrem mais eficientes na atenção às demandas dos usuários do CAPS. A equipe acredita que essa prática ajude a refletir e a rever o processo de trabalho, deixando-os mais satisfeitos com suas atuações profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *