O funcionamento da convocação de mesários em Minas Gerais para as eleições de 2026 passa por mudanças que exigem atenção dos eleitores e mobilização das autoridades eleitorais para evitar desinformação. Diferentemente dos pleitos anteriores, quando as convocações eram enviadas diretamente pelas zonas eleitorais, o novo modelo adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) utiliza uma plataforma digital para comunicar os cidadãos escolhidos para atuar nas seções eleitorais.
A alteração ocorre após limitações impostas por aplicativos de mensagens, que passaram a restringir o envio de conteúdos em massa com textos idênticos, frequentemente classificados como spam ou tentativa de golpe. Com isso, a Justiça Eleitoral passou a utilizar um sistema integrado de comunicação, que dispara notificações informando sobre a convocação e direciona o destinatário para um link oficial. Nesse ambiente, o mesário poderá acessar a carta completa e confirmar o recebimento.

Apesar de trazer mais agilidade ao processo, o novo formato levar o receio em clicar em links recebidos por mensagem, diante do aumento de fraudes digitais. Por isso, a Justiça Eleitoral reforça a importância da divulgação dessa mudança, para que os convocados reconheçam a autenticidade da comunicação e não deixem de cumprir a convocação por desconfiança.
Além da mudança no sistema de convocação, outro prazo relevante começa na próxima segunda-feira, 20 de julho. Eleitores que vão trabalhar nas eleições ou que estarão fora de seu domicílio eleitoral poderão solicitar a Transferência Temporária de Eleitor (TTE), mecanismo que permite votar em outra localidade. A medida também contempla o chamado voto em trânsito.

O período para solicitação vai de 20 de julho a 20 de agosto para o público em geral. Já os mesários terão prazo estendido até 28 de agosto. A expectativa é facilitar o exercício do voto e garantir maior participação no processo eleitoral, mesmo para aqueles que não estarão em suas cidades no dia da votação.




























































